Wednesday 9 November 2011

0 Tempero em casa

A nova capital foi planejada e idealizada para proporcionar um estilo de vida único. Mais de 50 anos atrás, Brasília “brota” do meio do cerrado incorporando ideias revolucionárias, modernas e utópicas.
A elaboração do Relatório do Plano Piloto foi importante para prever as condições de desenvolvimento e crescimento da cidade, onde foram adotadas quatro escalas: monumental, gregária, residencial e bucólica. Essas últimas eram voltadas para o indivíduo, de forma que os espaços deveriam comportar diferentes atividades consideradas fundamentais, como escolas, mercados, igrejas, comércio, e, pasmem, em cada quadra deveria haver uma faixa de terreno reservada para floricultura, horta e pomar.

Depois de entrar nesse clima da cidade ideal, voltamos aos desafios da cidade real. A especulação imobiliária também chegou aqui com força total. Assim como em grandes centros urbanos, os lotes são aproveitados ao máximo, as áreas livres estão reduzidas ao mínimo e nós, simples mortais, ou moramos na área resguardada do “avião, os nos conformamos com espaços cada vez menores, escuros e sem ventilação.
Eu sei que pensar assim parece um tanto deprimente, mas não é. Na verdade li uma vez que é sempre em momentos de crise que o ser humano aumenta sua criatividade e concebe ótimas ideias.
Então, para quem não abre mão dos seus “espaços-verdes”, eis algumas sugestões:

Pode ser no cantinho da varanda ou até mesmo na janela. Os temperos dão sabor à comida, e também à sua casa.

Cada espacinho pode ser aproveitado para o cultivo. Você não tem mais desculpas, já pode ter um pouquinho da natureza dentro de casa, e o melhor, sem agrotóxicos e sempre à mão, na hora que precisar.

Criar um espaço natural sempre traz “bons fluidos” para dentro de casa. Não se esqueça que as plantas precisam de cuidados e água! Então se você optou pela parede viva, cuidado na hora de regar. Tire os vasos da parede e espere que a água escorra totalmente antes de colocá-la de volta. Para estruturas em madeira é importante pensar na impermeabilização do material, e por isso os vasinhos de plástico ou barro são importantes. Se for colocada diretamente na madeira, a umidade da terra vai apodrecer o material.

Materiais como porcelana, alumínio e vidro são ideais para uso interno, pois o material não danifica com o excesso de água. No entanto é importante dosar a quantidade, pois se esses materiais não tiverem aquele furinho embaixo para drenar o excesso de água, a planta também pode morrer.

E seguindo a “onda verde”, porque não reciclar ou criar novos usos para coisas que não utiliza mais? Veja essa sapateira, virou uma horta vertical.
Vai montar a sua mini-horta? Envie as fotos para a gente! E se precisar de mais ideias, escreva para mim: coisinhasdenoiva.gi@gmail.com
Você também pode sugerir temas para os próximos posts.
Até semana que vem. Beijos.
Gi.
PS: O post acima não é patrocinado, sendo seu conteúdo de responsabilidade da autora.

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • bem-casados, coisinhas de noiva, decoração, dicas, espaço verde, forminhas, Gi, horta, placa lá vem a noiva., temperos

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2