Wednesday 30 May 2012

0 Parede sem graça? Tijolo nela!

Olá meninas! Hoje eu resolvi falar sobre as paredes de tijolo aparente. Sugeri utilizar uma parede assim na casa de uma cliente e sinto que ela ainda está insegura, então vamos ver se consigo ajudá-la a decidir. 


 




Esse tijolinho simpático é feito de barro e chamado de tijolo maciço. Antigamente era muito comum ver casas construídas inteirinhas com esse material. Com o passar dos anos, ele perdeu espaço para os tijolos furados (aqueles que a gente sempre vê por aí, suas paredes provavelmente são feitas dele), mais leves e baratos que os maciços.

 



Para explicar um pouquinho melhor, antigamente as casas eram feitas de tijolinho, fazia parte da estrutura e vedação da casa, e eles ficavam aparentes por não terem rebocos ou outro acabamento por cima. Hoje em dia, o tijolinho é utilizado como revestimento, ou seja, vai em cima da parede já existente, como ele mesmo sendo o acabamento, entenderam? Eu explico, antes era assim:


Hoje é assim:


Obviamente, se você não está construindo sua casinha, a única forma de ter essa parede é revestindo-a. Existem diferentes formas de assentar esse tijolo. Pode ser junta seca (sem "rejunte" aparente, os tijolinhos parecem encaixados apenas), cheia (com a massa nivelada com o tijolo) ou frisada (retira-se o excesso de massa entre os tijolos, criando pequena profundidade). 


Além do tipo de junta, é preciso definir se o tijolo será assentado em pé ou deitado. Opte pela opção em pé se vai revestir grandes áreas, caso contrário o tijolinho deitado fica mais delicado. Outra coisa importante quando se quer usá-lo como material decorativo, é escolher as cores. Como é feito de barro, os tons variam muito, do mais claro ao mais escuro. Escolha o visual que mais agradar e que componha melhor o seu espaço. A dica é a mesma das cores: cores claras para espaços pequenos. Especialmente porque se trata de um material rústico, cuidado para não pesar muito o visual do seu ambiente.

 




 

  
  




 



E não é só isso, você também pode pintar o tijolinho. É, fica legal sim! Cansou do visual da sua parede? Tinta nela!!! 





Assim como o concreto aparente, trata-se de um material mais rústico, hoje muito utilizado dentro de uma composição moderna. Isso mesmo, usar o tijolinho aparente não significa de forma alguma que sua casa vai ter cara de fazenda, ou que terá um estilo "rústico pesadão". Você pode fazer composições suaves, modernas e com muito estilo. 


  

E que tal usar nas áreas externas? Fica super legal!


Espero ter ajudado vocês. Dúvidas sobre como decorar a sua casa? Contrate uma arquiteta ou email-me: coisinhasdenoiva.gi@gmail.com

As imagens desse post foram retiradas do Google e do site Casa e Jardim.

Beijos
Gi

É sua primeira vez por aqui? Então vou me apresentar: meu nome é Giovanna Gregoratto, sou arquiteta e publicitária e trabalho com projetos residenciais, comerciais e com consultorias em arquitetura de interiores. Toda quarta-feira escrevo sobre decoração no blog Coisinhas de Noiva, trazendo ideias e dicas super legais para você utilizar em casa.  
Para encontrar as postagens é fácil, basta digitar decoração na busca do blog. Quer saber um pouco mais sobre o meu trabalho? Escreva para mim: consultorias.projetos@gmail.com.

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • decoração casa, ideias para decoração casa, parede de tijolinho, tijolinho aparente, tijolo da decoração, tijolo maciço

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2