Wednesday 11 April 2012

0 Falando em casar...

Olá meninas! Ainda sobre minha passagem pelo Uruguai, quero compartilhar mais umas coisinhas interessantes com vocês. O Uruguai é um país com 3,3 milhões de habitantes e o segundo menor país da América do Sul (o primeiro é o Suriname). Para termos ideia do que isso significa, Brasília tem mais de 2,5 milhões de habitantes, ou seja, o Uruguai é um "país-cidade" quando comparado ao nosso gigantesco Brasil. Também por isso é tão organizado, limpo, bonito. Montevidéu, a capital, foi considerada a cidade latino-americana com a maior qualidade de vida e se encontra entre as 30 cidades mais seguras do mundo. Legal, né? 

E tem mais: em Montevidéu é difícil ver crianças nas ruas. A idade média da população é de 32 anos e a expectativa de vida aproximadamente 72 anos. O mais interessante disso tudo é observar o comportamento da população. Em qualquer esquina é possível ver idosos caminhando com compras, dirigindo, trabalhando. Minhas noções de antropologia não me permitem fazer uma análise mais profunda, mas de fato o que percebi é que a população não faz o tipo consumista (bem diferente de Punta del Leste, mas lá não conta, porque o comércio é movimentado pelos turistas). Eram sempre as mesmas lojas que se repetiam a cada 3 ou 4 quarteirões. Os sapatos eram terríveis!!! E as lojas estavam sempre vazias, daí a minha conclusão.

Também curioso é que vi 2 casamentos enquanto estive por lá. Foram super simples, as noivas sequer estavam com vestidos pomposos, e deviam ter por volta dos 40 anos. Nas duas situações uma coisa me chamou atenção. Na saída da igreja, palmas, fotos e arroz! Isso mesmo, muito arroz para comemorar a união.
Faz tempo que não usamos por aqui né? E o melhor, o arroz era colorido, tingido com anilina.
  

Esse menininho estava todo empolgado com um punhado de arroz nas mãos. Detalhe, eles não costumam comer o arroz como comemos por aqui, apenas usam em saladas, servido durinho (quase cru) e bem gelado. Eu que já estava a alguns dias sonhando com um pouquinho de arroz no almoço, não pude deixar de dividir isso com vocês.


E já que o assunto é casamento, foi super difícil encontrar lojas especializada para noivas. Caminhando pela cidade passei por apenas duas lojas de vestidos de noivas. 





O aluguel do primeiro modelo sai por cerca de R$ 900, e os outros dois por R$ 700,00. Os preços são bons, mas cadê o caimento gente??? Aí quando eu achei que nada mais ia me chocar, a próxima loja me surpreende.



Pasmem!!! E olha que eu perguntei se os vestidos não eram para 15 anos, mas pelo jeito isso não é costume deles, era casório mesmo. 
Fiquei tão curiosa para saber se o que vi foi em lojas mais simples, se havia o costume de "glamourizar" o casamento, a igreja, a festa...saí de lá e parei na primeira banca para comprar uma revista de noivas.

Aposto que todas estão aliviadas por planejarem seus casamentos por aqui, né?! 
Beijos a todas! coisinhasdenoiva.gi@gmail.com
Gi











About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • casamento uruguai, preparando para casar, vestidos de noiva

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2