Wednesday 4 July 2012

0 Eu vejo cores em você...

Muitas noivas ficam cheias de dúvidas quando chega o momento de decidir sobre a decoração da festa. E qual é o assunto que mais preocupa? As cores da decoração. Para ajudar um pouco nessa árdua tarefa, vou tentar explicar um pouquinho sobre composição cromática. 





Você já tem uma combinação de cores preferida, mas nunca entendeu o porque? Algumas dicas vão te ajudar  a compreender como funcionam essas composições e a melhor parte dessa história é que as composições de cor podem ser usadas na decoração da sua festa, na decoração da sua casa, na sua maquiagem, nas roupas que você veste...enfim, se você captar bem a ideia, vai facilitar muito a sua vida!



Esse é o chamado círculo cromático. Através dele é possível compreender como se formam as diferentes composições ou combinações de cor. Pintores, fotógrafos, publicitários e stylists utilizam essas variações com muita criatividade, e agora é a sua vez de entender como isso acontece e começar a criar as suas composições harmônicas.

Existem várias formas de composição de cores. Então vamos a algumas delas:

1. Harmonia Monocromática

Trata-se da composição obtida através de diferentes nuances da mesma cor. Os tons podem mudar, mas ficam no mesmo matiz da roda de cores. Para facilitar, pense que é uma combinação que parte de uma única cor e varia para mais claro ou mais escuro dessa mesma cor.




                         






Para explorar a forma mais bonita e elegante dessa combinação, você pode combinar a cor principal com cores neutras, como o preto ou branco, por exemplo. 

Prós:
A harmonia monocromática é muito fácil de utilizar, pode criar efeitos muito interessantes e é difícil errar fazendo uma composição assim.
Contras:
Este esquema monocromático pode se tornar um pouco sem graça, uma vez que não há contraste entre as cores. Não é uma harmonia tão vibrante como a harmonia de complementares.
Dicas:
Quando optar pela harmonia monocromática, utilize as cores mais escuras e as mais claras (os extremos da cartela claro-escuro) para criar um efeito mais interessante.

2. Harmonia Análoga

Essa harmonia é formada através da combinação de uma cor primária e suas cores vizinhas na roda das cores. Escolha uma cor como cor dominante e as outras serão utilizadas valorizar a composição e enriquecer a harmonia.










E você não entendia porque laranja e amarelo ficam bem juntos...?!

Prós:
As harmonias análogas são tão fáceis de criar quanto as monocromáticas, mas são mais ricas e podem criar um efeito mais interessante, dependendo da aplicação.
Contras:
Também não é um esquema de cor que apresente contrastes e não é uma composição tão vibrante quanto a de cores complementares. 
Dicas:
A utilização de muitos tons em uma mesma harmonia análoga pode deixar a composição pouco original e comprometer o resultado final.
Evite a combinação de cores frias e quentes na mesma harmonia.



3. Harmonia Complementar

Essa é uma das minhas favoritas!!! É a combinação entre cores opostas na roda das cores ou seja, cores simétricas onde o matiz varia em 180 º entre um e outro.
Esta harmonia funciona muito bem quando combina cores frias e cores quentes, como por exemplo vermelho com verde-azul, roxo com amarelo ou azul com laranja. A harmonia complementar é uma harmonia de contraste.
É importante, quando utilizar esta harmonia, escolher uma cor dominante e utilizar a complementar para acentos e toques de destaque. Como por exemplo utilizar uma cor para fundo (base predominante) e a outra para destacar os elementos importantes.



Prós:
A harmonia de cores complementares oferece uma combinação de alto contraste ideal. Atrai a atenção e cria efeitos visuais incríveis. Seguindo as dicas, é também considerada uma combinação fácil, um pouco mais complexa que as anteriores, mas bem mais interessante também.
Contras:
Este esquema é um pouco mais difícil de compor que os esquemas análogos ou monocromáticos.
Dicas:
Para melhores resultados, é aconselhável escolher cores frias e cores quentes, como por exemplo azul e laranja. 





                           





   

  


Como o assunto é um pouquinho longo, vou dividir esse post e deixar para falar mais sobre as cores na semana que vem. 
Que tal começar a treinar essas combinações em casa? Comece pelo seu armário! Procure aplicar as dicas e aventure-se no mundo colorido. Entender um pouquinho sobre como se comportam as cores e a melhor forma de agrupá-las vai facilitar na hora de escolher a decoração do seu casamento, a melhor maquiagem para cada ocasião, pontos de interesse no seu look e até na sua casa!

Espero vocês. Até quarta que vem. 
Envie suas dúvidas e sugestões para coisinhasdenoiva.gi@gmail.com


Beijos.
Gi


About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • círculo cromático, como combinar as cores, cores, cores casamento, cores composição, cores decoração, cores decoração casamento, cores no look, decoração casamento

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2