Wednesday 1 February 2012

0 Combinando cores e estampas - Composê

Olá meninas,


Semana passada a nossa postagem foi sobre quadrinhos na parede. Pedi a ajuda de vocês para decidir qual a melhor forma de dispor os quadrinhos na minha casa e, como prometido, taí o resultado:



Agora só falta separar as fotos para colocar nas molduras (você também pode optar pelas molduras sem nada, apenas decorativas).

E já que o assunto é composição, hoje vou dar algumas dicas sobre o chamado composé.
Para começar, precisamos dizer que não há uma definição única do que é o composé, pois estilistas e arquitetos tomam como base principal a combinação entre os elementos, e os designers gráficos levam em conta a origem da composição. Não entendeu? Vou explicar.

Para os designers gráficos, o composé  - palavra francesa que em português significa composto - é quando uma estampa é criada a partir de outra, ou seja, quando uma das estampas tem elementos presentes na outra, quando uma composição se transforma, muta e varia, e daí surge uma outra composição.


Esse é um exemplo bem óbvio. Perceba que a estampa com as cerejas foi criada a partir da estampa xadrez, ou seja, há um elemento original que se repete e a partir dele são adicionados outros elementos, dando origem a uma nova estampa. 


A figura acima também entra no mesmo grupo, onde um elemento da estampa é utilizado em outra, formando o verdadeiro composé.

Para estilistas, arquitetos, decoradores - e provavelmente para todas as outras pessoas que não trabalham com design gráfico -, composé (ou composê, em português) nada mais é que a combinação de elementos de diferentes padrões, estampas ou cores, mas que possuem elementos comuns e que combinam entre si. Essa é a definição mais usual, muito embora possa haver problemas com a terminologia.






Na verdade o termo correto para o que chamamos comumente de composé seria coordenado. Os coordenados são estampas ou composições que combinam esteticamente entre si e são utilizadas em conjunto. Isso porque só é possível dizer que uma coisa compõe ou combina com outra quando temos mais de um elemento, ou seja, elas só podem existir em função de outra estampa, da qual derivam ou com a qual se relacionam. 





É bem comum encontrar coordenados que utilizam listras e poás, xadrez e floral, cores lisas e estampas.


Mas também é possível criar essas disposições com diferentes estampas, mantendo uma diversidade harmônica.


Algumas noivas também apostam nessas tendências e unem estampas que podem ficar todas juntas ou separadas em grupos, em diferentes bandejas na mesa de doces, por exemplo.


Composê ou coordenado, o importante é que ficam lindos! Aposte você também nessa dica e faça combinações incríveis. 

Precisa de mais ideias ou quer dar sua sugestão? Fale comigo por email: coisinhasdenoiva.gi@gmail.com.

Beijos! Até semana que vem.
Gi







About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • combinação, como faezr um composê, composé, composê, composição de cores, coordenado, estampas, o que é composê

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2