Wednesday 29 February 2012

0 Você sabe o que é um Loft?


O Conceito de loft surgiu quando grandes espaços industriais de Nova Iorque foram convertidos para uso residencial. Eram áreas de indústrias ou depósitos, grandes espaços com pé-direito alto e sem divisões internas, por apresentarem a estrutura de galpões. A repercussão foi tão grande que muitos dos apreciadores do Loft Living (vida em lofts), atribuem seu local de nascimento a NY, ignorando suas origens rurais. Sua primeira versão urbana provavelmente aconteceu na França, na década de 50, com os apartamentos da Cité Radieuse, do arquiteto urbanista Le Corbusier. Seu uso na arquitetura pode ser encontrado desde o século XIII, na expressão Hayloft, que se refere a um depósito de feno situado em mezanino de celeiros.




No período, do final da década de 60 e início da década de 70, eram considerados lofts somente os grandes espaços convertidos, situados nos andares superiores de industrias e galpões. 




Essas construções amplas, com pé-direito alto e vãos livres, eram as queridinhas de artistas plásticos nos anos 60. Os amplos espaços possibilitavam que morassem e trabalhassem no mesmo lugar. Todos os ambientes eram “fundidos dentro do mesmo espaço”: ateliê, quarto, sala, banheiro e cozinha eram ambientes diferentes coordenados dentro de uma mesma área. 



Em Nova York, regiões industriais decadentes, como o Soho, acabaram se reciclando e abrigando inúmeros lofts. Na época eram uma opção barata de moradia. Nos anos 70, com a revitalização de seu entorno pela prefeitura de Nova York, viraram moda e encareceram. Em Manhattan, os menores lofts de West Village (que vão de 55 a 78 metros quadrados) custam no mínimo 1 milhão de dólares. São espaços diferenciados dos padrões do mercado imobiliário de Nova York (onde é mais comum viver em apartamentos bem pequenos), e por isso, caríssimos.



Hoje em dia não é difícil encontrar lofts à venda. Aqui mesmo em Brasília é bem fácil encontrar diversas opções de loft em Águas Claras. As características gerais de um loft são:

• Pé-direito alto;
• Ausência de divisórias internas entre os ambientes;
• Ambientes conjugados (sem separação formal de paredes);
• Iluminação natural garantida por grandes janelas.








Na verdade o mais comum é que você compre um loft e o transforme em um apartamento duplex comum. As pessoas compram lofts e fazem um pavimento superior para dobrar a área do imóvel. Muitas vezes, como arquiteta, tendo manter algumas características do loft, mas a resistência é enorme. Em geral é um perfil de morador muito específico que aceita bem esse conceito.
Em uma mostra de decoração que participei em 2010 (Morar Mais por Menos, Brasília 2010) trabalhamos o conceito de loft. O nome do ambiente era Apartamento do Jovem Empresário. 




Veja mais imagens no site: http://mgarquitetas.carbonmade.com/ e conheça um pouco mais sobre o meu trabalho.

Meninas, espero que tenham gostado. Viver em um loft deve ser uma delícia!
Fale comigo: coisinhasdenoiva.gi@gmail.com

Beijos

Gi









About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • apartamento sem divisórias, apartamentos, arquiteta Giovanna Gregoratto, espaços sem paredes, loft, loft decoração, Mostras de decoração, trabalhos arquitetos

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2