Wednesday 5 October 2011

0 Cores em flores!

Olá meninas, o post de hoje foi feito especialmente para vocês, que estão definindo os detalhes do casamento. Muitas noivas ficam em dúvida na hora de fechar alguns detalhes da decoração porque às vezes é mais fácil visualizar o tipo de mesa, toalha e serviço do que imaginar como vai ficar o resultado da decoração floral.

As fotos acima foram tiradas em um evento que participamos no Espaço Catetinho em Brasília. Vejam como a decoração com azul e rosa ficou linda, super delicada e tudo a ver com o ambiente natural da casa de festas.
Para ajudá-las nessa árdua tarefa de escolher as flores da festa, vou fazer uma seção “gosto-não gosto”, ok? Lembrem-se que esse é um juízo meu e que gosto é algo muito pessoal, portanto tentem perceber as nuances de cor e textura que fazem um tipo de decoração mais adequada que outra. Isso porque cada casamento tem um ambiente, iluminação e paleta de cores específica, de forma que uma decoração para uma festa de dia pode não ficar tão boa quanto para a noite e vice-versa. Não existe muito um certo e um errado, o que acontece mais é o que funciona ou não funciona. Vejam se vocês conseguem perceber.

Veja outras opções de decoração em tons de azul e rosa. Perceba que na primeira imagem o tom predominante é de lilás, enquanto na segunda foto o azul chama mais atenção e o rosa quebra um pouco a cor (os buquês não estão muito bonitos, mas a combinação de cores e texturas está interessante). Já na terceira foto as texturas são todas iguais. Dessa forma o que aparecem são “blocos de cor”, o que funcionaria bem apenas para um casamento mais moderninho. Repare que quando temos diferentes tipos de flor, com formatos de pétalas de tamanhos diversos, conseguimos criar mais “volume” e essa profundidade na composição fica muito interessante, diferente da monotonia do último arranjo.

Para arranjos mais simples, aposte em combinações suaves. Veja como a folhagem pode enriquecer ou atrapalhar a sua decoração. No buquê, as folhas redondas são grandes e acabam escondendo parte das flores. Embora a idéia de mesclar diferentes folhagens seja boa, lembre-se que essas não são mais importantes que as flores, que devem ser mantidas em evidência. E simplicidade não precisa ser sinônimo de deselegância. Repare que charmoso castiçal com vela e flor, simples e lindo, funciona super bem para um casamento durante o dia (para a noite ele não apareceria pela falta de iluminação, e a decoração ficaria “pobre”). Veja também que na imagem inferior esquerda os três tipos de flor foram mantidos separados. Parece que o arranjo nem foi feito, dá vontade de misturar os três tipos de flor no mesmo vaso!

Para quem não é muito de cor, abuse das texturas. Veja as três primeiras imagens. A diferença de pétalas, formatos, e pequenas diferenças de tom fazem toda a diferença. Isso porque se essas diferenças não forem evidentes, parece que usamos apenas um tipo de flor de uma única cor, o que não fica tão elegante. Diferentes tons de rosa também ficam lindos com um toque de branco, ( se for muito rosa pode parecer festa de 15 anos). Na última foto o erro foi usar elementos altos que contrastam. Veja que a árvore é um elemento super legal, mas está brigando com os arranjos altos. Nosso olho se perde e não sabemos para onde olhar.
Dica: quando o ambiente tiver um ponto focal, o destaque deve ser nele (por isso se chama ponto focal) e então a decoração ao seu redor deve ser atenuada.

Para quem adora cores e não abre mão de uma decoração alegre, cuidado com as combinações. Se estiver com medo de errar, faça uma cor predominante. Adorei a idéia do bolo de cupcakes, mas vamos combinar, essas flores não ficaram legais. Parece que foram tiradas de outro arranjo e colocadas ali de qualquer jeito.
Se a mesa é grande (última foto), evite colocar vários arranjos pequenos iguais. A repetição é um ótimo recurso de decoração, mas não na mesma mesa. Pode parecer que eles estavam sobrando e por algum motivo foram colocados juntos ali. Nesse caso é melhor fazer um arranjo um pouco maior, ou usar uma base mais alta.

Não podemos esquecer a nova queridinha: decoração com frutas (é tendência, viu!). Veja que as folhas ficaram todas mais no alto e as flores e frutas juntas, formando uma composição super harmônica, já que flores e frutas têm as mesmas nuances de cor.
E para finalizar, outra decoração do evento no Espaço Catetinho.

Começou super bem, decoração simples em branco e amarelo, nossas queridas gaiolas e até tulipas, que eu particularmente amo. Mas aí você olha com calma e vê uma massa rosa que nem aparece, nem some. Na minha opinião, matou. Porque? A estampa é muito pequena e não é percebida como deveria. Repare que quando ampliamos a imagem, a estampa floral é amarela e rosa, mas na imagem grande, cadê o amarelo? Pois é, não aparece, e o conjunto final é de uma decoração fofa com detalhes de um rosa que aparece perdido em meio a outros elementos.
Espero ter colaborado com as noivas indecisas e que agora vocês olhem para os arranjos florais com outros olhos.  Me escrevam e tirem as suas dúvidas: coisinhasdenoiva.gi@gmail.com.
Beijos,
Gi. 
PS: O post acima não é patrocinado, sendo seu conteúdo apenas comentário da autora.   

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • arranjos, brasília, buquês, casamento, combinações suaves, cores, decoração, decoração com frutas, floral, flores, folhagem, IV Mostra de Fornecedores do Espaço Catetinho, tendência.

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2